segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os Dois Caminhos

TODOS: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mt 7: 13- 14.

1. Jesus não veio destruir e nem descumprir a lei e os profetas.

2. Jesus demonstrou aos seus ouvintes que é impossível entrar no reino dos céus seguindo a doutrina dos escribas e fariseus, uma vez que nem mesmo eles haviam alçando a justiça de Deus.

3. Jesus apresenta exemplos práticos de como é impossível entrarem no reino dos céus através do cumprimento da lei, quando apresentou aos seus ouvintes o inatingível espírito da lei “Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério

4. Jesus demonstra que a lei e os profetas resume-se em um só mandamento: ‘amar o próximo como a si mesmo’

5. A parábola das duas portas e dos dois caminhos é a resposta para a impossibilidade do homem salvar-se Jesus demonstra que o reino dos céus continua inacessível aos seguidores da doutrina dos fariseus.

TODOS: Somente após entrar pela porta estreita o homem alcança justiça superior a dos escribas e fariseus.

1. Na essência o Sermão do Monte é igual ao diálogo de Jesus com Nicodemos, porém, o Sermão do Monte tinha como alvo o povo, e o diálogo com o Mestre em Israel, tinha como alvo o homem erudito.

TODOS: Ora, tudo o que foi demonstrado no Sermão do Monte, Jesus também revelou a Nicodemos, conforme o apóstolo João deixou registrado no seu Evangelho:

1. Era impossível Nicodemos entrar no reino dos céus, embora representasse o melhor da religião, do conhecimento, do comportamento, e da moral humana.

2. Jesus demonstra que a doutrina que Nicodemos seguia não o conduziria à salvação, antes, era necessário nascer de novo.

3. Da mesma forma que, para um Mestre é necessário nascer de novo, para o povo era necessário entrar pela porta estreita.

TODOS: Por que é preciso nascer de novo? Por que é necessário entrar pela porta estreita? Para escapar do caminho espaçoso que conduz à perdição

1. Quando Jesus disse que era necessário Nicodemos nascer de novo, Ele estava demonstrando que era impossível Nicodemos alcançar a vida eterna seguindo a doutrina dos fariseus.

2. O maior problema de Nicodemos não era a prática da lei, ou o ser descendente de Abraão, elementos que ele considerava ser o caminho que dá acesso a Deus.

3. Qual o maior problema de Nicodemos? O maior problema estava em ele trilhar o caminho que conduz a perdição. Quando Nicodemos entrou pela porta larga? O que ele fez para ter acesso a essa porta? O que é a porta larga?

4. O homem entra pela porta larga através do nascimento natural por nascer de uma semente corruptível, a semente de Adão. Somente é possível entrar pela porta estreita quando o homem nasce de novo, através da Palavra de Deus, a semente incorruptível.

5. Ou seja, tanto a porta larga quanto a porta estreita são 'acessadas' por meio do nascimento. A porta larga é acessada quando os homens vêem ao mundo, quando nascem da semente de Adão (a semente corruptível). Da mesma forma, a porta estreita só é acessada através do novo nascimento, quando o homem nasce da semente de Deus.

6. Nicodemos precisava nascer de novo uma vez que ele era nascido segundo Adão. Ele era filho da ira e da desobediência. Por mais que ele procurasse seguir os quesitos da lei, o seu caminho era de perdição, pois a porta que Nicodemos havia entrado era a porta larga, e como 'muitos', ele seguia para a perdição.

TODOS: Por meio da fé na mensagem do evangelho o homem nasce da semente incorruptível e tem acesso ao caminho apertado. São 'poucos' os que encontram a porta estreita, se comparado aos que entram pela porta larga.

1. Verifica-se então que a parábola dos 'dois caminhos' refere-se à necessidade do novo nascimento, e que o cumprimento da lei diz respeito ao amor ao próximo, e não à salvação, como muitos pensavam.

2. Se a lei fosse para a salvação, não seria preciso Moisés clamar ao povo, logo após a entrega da lei, o seguinte:"Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Dt 10: 16.

TODOS: 'entrar pela porta estreita' é o mesmo que 'viver em Espírito', ou seja, decorrem do ‘novo nascimento’. Andar no caminho apertado que conduz a vida é o mesmo que 'andar em Espírito', ou seja, andar como filhos da Luz.

3 comentários:

karinacunha26 disse...

Irmã Josê,amei seu blog,que Deus contunui te capacitando e te usando para .que mais vidas sejam edificadas.O jogral da porta estreita e mais que um jogral amada,e uma mensagem é tambem uma compreenção profunda do texto biblico.Deus abençoe seu ministerio.

Unknown disse...

lindo irmã que Deus abençoe vc

Unknown disse...

Muito lindo esse jogral. Como faço pra adquirir ele.???